Os 4 principais benefícios da SASE para o modern workplace

Os 4 principais benefícios da SASE para o modern workplace

18 de Setembro de 2023
Mercado

Com a aceleração da transformação digital e do trabalho híbrido, as organizações estão a mover suas aplicações para a nuvem a um ritmo mais rápido. Os usuários agora estão acessando dados sensíveis na nuvem de qualquer localização e dispositivo, muitas vezes através de conexões não confiáveis. Os modelos tradicionais de segurança baseados em defesas de perímetro estão se tornando obsoletos à medida que o tal se dissolve.

Primeiramente, o que é SASE?

Secure Access Service Edge ou SASE. É uma arquitetura que combina recursos abrangentes de WAN, incluindo SD-WAN, roteamento e otimização de WAN, com serviços de segurança fornecidos na nuvem, como SWG, CASB e ZTNA.

E aqui estão os quatro benefícios do SASE para permitir o modern workplace:

Benefício 1: Conecte-se com segurança de qualquer lugar

Com o trabalho híbrido a tornar-se a nova norma, os colaboradores da indústria e os que atuam remotos exigem acesso ininterrupto e seguro às aplicações. Como a maioria das aplicações agora reside em nuvem, dirigir o tráfego de aplicações de escritórios de sucursais para o data center não é mais prático, como foi feito em arquiteturas de rede tradicionais baseadas em roteadores. As VPNs, comumente usadas por colaboradores remotos, forneciam acesso ilimitado à rede empresarial, mas não tinham um controle detalhado e ofereciam riscos potenciais de segurança.

A ZTNA (Arquitetura de Rede de Confiança Zero) oferece princípios de acesso de privilégio mínimo, permitindo controle granular sobre a segmentação de rede no nível da aplicação com base na identidade do usuário. Isso garante uma abordagem mais segura e flexível em comparação com soluções VPN tradicionais. Além disso, os usuários de terceiros podem ser facilmente conectados com o ZTNA sem agentes, permitindo uma colaboração eficiente.

Benefício 2: Navegue na web com segurança

A SASE aborda a necessidade de navegação segura na web no local de trabalho moderno. Os colaboradores estão expostos a uma infinidade de ameaças baseadas na web, incluindo ransomware, phishing e malware. O Secure Web Gateway (SWG) protege os usuários através da utilização de inspeção SSL avançada, filtragem de URLs, filtro de conteúdo e filtro DNS em tempo real. Ao proteger os colaboradores das ameaças baseadas na Internet, as organizações podem melhorar a sua postura geral de segurança e o cumprimento das regulamentações.

Benefício 3: Recupere o controle sobre dados hospedados na nuvem

À medida que mais organizações estão adotando serviços de nuvem, é fundamental garantir a segurança e a conformidade dos dados baseados no local. Dados mais sensíveis viajam através de ligações não seguras e são hospedados fora do perímetro de segurança da empresa em serviços de nuvem aprovados ou não. Com isso em mente, as organizações devem detectar potenciais violações de dados e preveni-los, monitorando e bloqueando o movimento inseguro de dados sensíveis.

O CASB (Cloud Access Security Broker) fornece as medidas necessárias para detectar e prevenir possíveis violações de dados, monitorando e bloqueando movimentos de dados não seguros. Além disso, o CASB ajuda as organizações a descobrirem o shadow IT, a aplicar políticas unificadas em todas as plataformas e a prevenir a perda de dados através de carregamentos e downloads de arquivos controlados.

Benefício 4: Melhore o desempenho do aplicativo

Arquiteturas tradicionais que dependem de links MPLS para conectividade de filiais, introduzem limitações de latência e desempenho ao transportar o tráfego da nuvem para o data center para inspeção de segurança.

Com a SD-WAN, as organizações implementam uma maneira robusta e flexível de conectar filiais à sede, combinando links MPLS, Internet e 4G/5G, enquanto direcionam de forma inteligente o tráfego para a nuvem, melhorando o desempenho e a segurança dos aplicativos. Instâncias virtuais de SD-WAN também podem ser implantadas em provedores de serviços em nuvem, criando uma conexão de ponta a ponta da filial para as plataformas IaaS para permitir redes multi-nuvem. As soluções avançadas de SD-WAN também incluem recursos de roteamento e firewall de última geração, como IDS/IPS e segmentação refinada, permitindo que as organizações substituam roteadores e firewalls legados em filiais, enquanto isolam o tráfego de aplicativos de missão crítica de tráfego inseguro, como dispositivos IoT.

O SASE (Secure Access Service Edge) oferece inúmeros benefícios para o local de trabalho moderno. Ele permite conectividade segura de qualquer lugar, protege a navegação na web, garante o controle sobre os dados hospedados na nuvem e melhora o desempenho e a segurança dos aplicativos nas filiais. Ao adotar o SASE, as organizações podem enfrentar os desafios do trabalho híbrido, da transformação digital e das necessidades de segurança em evolução, capacitando sua força de trabalho e protegendo informações confidenciais no modern workspace.

Acompanhe nosso blog e assine nossa newsletter para ficar por dentro das últimas novidades em tecnologia e estratégias para otimizar o seu negócio.

Fonte: Aruba HPE Por Gabriel Gomane.

Alguma dúvida? Entre em contato com um especialista Spivit!
Fale com especialista