5 tendências de TI para os próximos anos

5 tendências de TI para os próximos anos

18 de Setembro de 2023
Mercado

As pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam atualmente muitos desafios ao se adaptarem às demandas do mercado, precisando lidar com o aumento das cargas de trabalho de TI, as mudanças nas expectativas dos clientes e as evoluções das necessidades dos funcionários. E ao mesmo tempo enfrentar a pressão de redução de custos e desafios econômicos.

Em uma pesquisa com mil tomadores de decisão de TI, buscamos insights sobre as tendências e prioridades de software que afetam as PMEs em 2023. Vamos analisar os principais destaques para ajudá-lo a tomar melhores decisões de negócios

1. O trabalho híbrido continuará popular

Metade dos entrevistados adotaram um modelo de trabalho híbrido. Mas empresas com menos de 50 colaboradores, ainda optam por trabalho in loco. Porém, as empresas híbridas citam como benefício o aumento da produtividade, melhor retenção de pessoal e a capacidade de atender às preferências dos colaboradores.

Essa tendência deve seguir nos anos seguintes, sendo necessário ferramentas certas de comunicação e colaboração que suportem eficientemente o trabalho remoto e híbrido. Esses aplicativos ajudarão as empresas a maximizar os benefícios desse modelo, como flexibilidade e satisfação dos funcionários, ao mesmo tempo em que proporcionam uma experiência responsiva e perfeita para os clientes.

2. A consolidação da tecnologia

Mais de 80% dos entrevistados consideram a consolidação de suas soluções de comunicação, colaboração e gerenciamento de TI uma prioridade. Na verdade, 93% já têm seus esforços consolidados concluídos, planejados ou em andamento.

A consolidação de soluções de TI ajuda a aumentar a produtividade dos colaboradores, já que não precisam mudar de plataforma ou transferir dados manualmente. Também simplifica os fluxos de trabalho de TI e reduz os recursos necessários para integrar e gerenciar vários aplicativos. Além disso, a consolidação de fornecedores pode ajudá-lo a reduzir custos e melhorar a adoção pelo usuário.

3. O crescimento das cargas de trabalho de TI é uma das principais preocupações

3 em 5 organizações experimentaram um aumento nas cargas de trabalho de TI em 2022. As equipes de tecnologia tiveram mais tarefas e enfrentaram mais desafios apoiando o trabalho remoto e híbrido. 60% dos entrevistados indicam que seu orçamento de TI aumentou durante o mesmo ano e 84% querem reduzir sua carga de TI com as escolhas de software certas.

Além de consolidar fornecedores, a migração para a nuvem será a chave para aliviar as cargas de trabalho de TI, porque o fornecedor cuida de todas as atualizações e manutenção. As PMEs que adotaram soluções baseadas em nuvem, como o GoTo Resolve, já estão colhendo os benefícios de seu investimento.

4. Mudar de fornecedor é uma tática de redução de custos

85% das PMEs indicam que a mudança de fornecedores é alta ou muito alta em sua lista de prioridades em 2023, com 41% já planejando fazê-lo. Combinando essa visão com a tendência de consolidação de tecnologia, mais empresas mudarão para uma única plataforma que possa fornecer todos os recursos de que precisam.

40% das pequenas empresas, entre 10 e 49 colaboradores, dizem que a relação custo-benefício é sua principal prioridade. Os outros fatores incluem melhorias na administração de TI, confiabilidade e produtividade dos funcionários. As empresas unificarão aplicativos com o mesmo fornecedor, implantarão novas soluções e removerão ferramentas não vitais para o negócio para obter economia de custos.

5. Todos os olhos na experiência do cliente

60% das PMEs gastaram mais em tecnologia de envolvimento do cliente no ano passado, e mais de 60% das empresas terão um orçamento maior para essas ferramentas em 2023. Quando perguntados qual é sua principal prioridade para 2023, quase 2/3 das organizações disseram expandir a base de clientes e 1/3 disseram reter.

Essas empresas planejam melhorar as interações com os clientes, aumentando a qualidade das comunicações, a velocidade de resposta e a eficiência dos processos internos. Eles também visam melhorar suas ofertas com base no feedback dos clientes.

Em resumo, é essencial que as PMEs utilizem ferramentas que oferecem plena comunicação de negócios e gerenciamento de TI visando o apoio ao trabalho remoto e híbrido. A consolidação tecnológica é uma tendência crescente e as empresas devem buscar um único fornecedor que ofereça comunicações e colaboração, além de gerenciamento e suporte de TI. Isso não apenas reduzirá custos, mas também terá a melhoria da produtividade.

Além disso, é crucial que a plataforma de comunicação e colaboração escolhida ofereça recursos robustos de envolvimento do cliente. Aprimorar a experiência do cliente é uma prioridade para as PMEs, e ter uma plataforma que possa ajudar a melhorar a qualidade das comunicações, a velocidade de resposta e a eficiência dos processos internos é fundamental.

Para obter todas as funcionalidades necessárias, sem pagar por recursos desnecessários, é recomendado optar por uma plataforma UCC (Comunicação e Colaboração Unificada) como o GoTo, que oferece recursos selecionados especificamente para atender às necessidades das PMEs.

Com o GoTo, você terá acesso a todas as ferramentas essenciais para apoiar o trabalho remoto, melhorar a produtividade da equipe e aprimorar a experiência do cliente. Mantenha seus colaboradores atuando e seus clientes conectados com as soluções de TI e comunicação remotas do GoTo.

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Fonte: GoTo Por Michael McCann

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